Cuidar da roupa dos recém-nascidos é trabalhoso e alguns cuidados são muito importantes. A sugestão dos pediatras é lavar todas as roupinhas antes do bebê vesti-las, inclusive fraldas, toalhas, lençóis e cobertores. Nada deve entrar em contato com a pele delicada do bebê antes de ser devidamente higienizado. Isto porque mesmo as roupas novas podem estar com poeira, ácaros e fungos que afetam a saúde do recém-nascido.
É claro que nada grave acontecerá se o bebê usar uma roupinha sem lavagem prévia. Mas podem aparecer algumas irritações ou alergias na pele, causando desconforto.
A dica é que as mamães, lá pelo sétimo mês de gravidez, comecem a lavar todo o enxoval do bebê que está para chegar. Nessa fase, a gestante ainda tem disposição e já deve ficar com tudo preparado se o bebê resolver lhe fazer uma surpresa e chegar antes do tempo previsto.
A metodologia de lavagem é simples. Dispense produtos químicos usados em roupas de adultos e até mesmo os produtos infantis, que devem ser utilizados somente a partir do quarto ou quinto mês, quando a pele do bebê fica mais resistente.
Toda roupa deve ser preferencialmente de algodão e lavada com sabão de coco ou neutro, que tem menos ácido e perfume na composição, portanto não causa alergia, e não deve ser colocado nenhum produto no enxague pois seu bebê pode ser alérgico. Além disso, amaciantes e alvejantes se acumulam nas fibras de alguns tecidos podendo ser nocivos para a pele sensível do bebê. Lembre-se de não utilizar sabão em pó comum ou removedor de manchas.
O velho sabão de coco ainda é um dos produtos mais recomendados pelos pediatras, pois não irrita a pele do bebê. Você encontra em qualquer supermercado na forma líquida, em barra e em pó. As marcas mais conhecidas são sabão Minuano, Roma e Ola.
Entretanto, já existem marcas que produzem sabão para bebê que são dermatologicamente testados, como o Omo Baby, ele tem extrato de camomila na composição e possui cheirinho de neném. Escolha o que mais lhe agrada e "mãos a obra".
Não há nenhuma contra-indicação em usar a máquina de lavar. Porém, para as peças mais delicadas, prefira a lavagem à mão. O mais importante é caprichar no enxágue para que não fiquem resquícios do produto no tecido.
Como o processo de lavagem do recém-nascido é diferenciado, algumas mães preferem não juntar a roupa do recém-nascido com as do resto da família. Esse cuidado também ajuda a evitar que a sujeira da roupa dos adultos entre em contato com as peças do bebê.
Com as crianças se sujam muito nos primeiros meses e têm que trocar de roupas algumas vezes por dia, provavelmente o volume de roupinhas a serem lavadas será grande.
Após a lavagem você pode passar a ferro quente (lembre-se de verificar se todas as peças podem ser passadas a ferro).
Para remover manchas, como as de cocô, o melhor é retirar o excesso em água corrente, ensaboar com sabão em barra e deixar de molho sob o sol por algumas horas.
Para evitar que as roupinhas voltem a ficar empoeiradas, uma boa dica é guardá-las em saquinhos plásticos limpos.
Alguns símbolos importantes no trato das roupas do bebê:
Desejamos um parto tranquilo e muita saúde para o bebezinho que está chegando!
Nenhum comentário:
Postar um comentário